..

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estrias

As estrias são marcas definitivas que incomodam e afligem as mulheres, tendem a aparecer nas mamas, coxas, barriga e nádegas. Quando a pele estica demais, e as fibras de colágeno arrebentam, fazem surgir riscos vermelhos ou brancos na pele. Existem vários estágios no processo de formação das estrias. Em um estágio inicial as estrias são de cor rosada. Nesta fase, o tratamento pode atingir até 100% de resultados, pois o tecido tem ainda uma enorme capacidade regenerativa.
Com o tempo as estrias começam a alongar-se e tornam-se arroxeadas. Neste estágio a chance de sucesso no tratamento diminui, mas ainda é significativa.
Quando as estrias assumem um tom branco-nacarado elas já estão mais largas, têm de 2mm a 4 mm. São as mais difíceis de tratar.
São inúmeras as causas que levam a formação das estrias, sendo eles obesidade, qualidade do tecido conjuntivo, crescimento repentino, hereditariedade, alterações hormonais e gravidez. A seguir veremos de forma mais detalhada as possíveis causas do surgimento das estrias.
1. Produção hormonal: o aumento na produção do hormônio estrógeno na puberdade e na gravidez, sendo que na gravidez este fenômeno é agravado pelo estiramento da pele. Quando por exemplo a gestação ocorre durante a fase da puberdade, onde estes dois fatores (hormônios mais estiramento da pele) ocorrem de forma congruente, torna-se quase inevitável o surgimento de estrias, por isto nestes casos a prevenção precisa ser redobrada.
2. Uso de medicamentos: o uso de medicamentos que alteram a hidratação normal da pele, como no caso dos corticóides de via oral ou aplicação tópica prolongada. Os corticóides aumentam a retenção de líquidos, ocasionando a formação de edemas pelo corpo o que leva a uma diminuição da elasticidade da pele e conseqüentemente torna-a mais propensa ao estiramento das fibras elásticas.
3. Crescimento acelerado: o estiramento da pele também pode ocorrer devido ao crescimento acelerado entre os 12 e 16 anos. É muito comum nesta fase observarmos o franco surgimento de estrias nas costas, panturrilhas, braços e pernas dos adolescentes.
4. Efeito sanfona: emagrecer e engordar repetidas vezes causa um estiramento excessivo da pele e muitas vezes a pele não resiste ocasionando o surgimento das estrias.
5. Predisposição genética: caso sua avó ou sua mãe tiveram estrias, você tem uma grande probabilidade de tê-las, pois certamente é uma característica genética a nível do tecido.
6. Esforço excessivo para ganhar massa muscular: não é raro observar praticantes de atividade física com diversas estrias espalhadas pelo corpo. Muitas vezes a alimentação inadequada, associada a uma atividade física intensa para ganho de massa muscular podem levar ao surgimento de estrias na pele.

Até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar as estrias, mas como diz o ditado popular: “Prevenir é o melhor remédio”. Seguir este ensinamento certamente é o melhor tratamento quando falamos sobre estrias.
Quando as estrias assumem um tom branco-nacarado elas já estão
  • Manter a pele hidratada diariamente. Utilizar bons cremes com bases hidratantes, ricos em colágeno, elastina, óleos vegetais e outros agentes hidratadores é essencial à saúde da pele e certamente lhe garantirá excelentes resultados.
  • Beba muito líquido/água
  • Evite engorda e emagrecer constantemente.
  • Tenha uma boa alimentação.
       Vamos manter a pele mais bonita e saúdavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário